O que é o autismo?
O autismo altera a forma como vemos e experienciamos o mundo. Uma criança
autista não interpreta as coisas ou os sentimentos como tu. É difícil para um menino autista relacionar-se com outros meninos ou expressar-se através de
palavras. Os meninos autistas normalmente isolam-se num mundo deles e precisam de
ajuda para comunicar.
O autismo provoca reacções diferentes ao que se passa à volta. Sons que para
ti são normais podem incomodar um autista, ao ponto de os levar a tapar os
ouvidos. Até a sensação de ser tocado, como por exemplo quando te encostas a um
amigo, pode ser muito desconfortável para um menino autista.
Crianças com autismo têm mais dificuldade, ou não conseguem, associar coisas.
Por exemplo, quando alguém sorri, tu sabes que essa pessoa está contente ou está
ser amigável. Mas um menino com autismo terá dificuldade em associar o sorriso a
um estado emocional da pessoa.
O mesmo se passa com as palavras. Um menino autista tem dificuldade em ligar as palavras ao seu significado. Imagina o que será tentar perceber o que os teus amigos estão a dizer se não souberes o que as palavras significam. É muito frustrante para uma criança tentar dizer qualquer coisa e não encontrar as palavras certas. Por isso às vezes os autistas têm acessos de muito mau humor. Não é por mal... é apenas frustração.
O mesmo se passa com as palavras. Um menino autista tem dificuldade em ligar as palavras ao seu significado. Imagina o que será tentar perceber o que os teus amigos estão a dizer se não souberes o que as palavras significam. É muito frustrante para uma criança tentar dizer qualquer coisa e não encontrar as palavras certas. Por isso às vezes os autistas têm acessos de muito mau humor. Não é por mal... é apenas frustração.
Se conheces, ou já viste algum menino autista, deves ter reparado que parecem
ter comportamentos estranhos. Podem estar sempre a bater palmas, a repetir as
mesmas palavras sem parar, ter birras ruidosas ou brincar apenas com o mesmo
brinquedo. A maioria dos autistas não gostam de alterações na sua rotina. Se
estão habituados a acordar a uma determinada hora, tomar o pequeno-almoço e
depois brincar, não gostam de trocar a ordem das atividades. Gostam de seguir rotinas, que
são sempre iguais. É a maneira que eles encontraram de organizar um mundo que é
diferente do nosso. E quem diz a rotina, diz também a forma como os objectos ou
brinquedos devem ser arrumados da maneira deles. E ficam muito chateados se
alguém mudar essa ordem.
Quando um menino tem autismo, o cérebro dele tem dificuldade em realizar um
trabalho muito importante: que o mundo faça sentido. O teu cérebro está sempre a
interpretar os cheiros, os sons, as imagens e todas as sensações que chegam
através dos cinco sentidos. Se o teu cérebro não conseguir interpretar estas
sensações, vais ter dificuldades em andar, falar, ir à escola, relacionares-te
com outras pessoas e fazeres as coisas normais do quotidiano.
Ao longo desta semana piquenos e menos piquenos de Gestalinho ficaram a saber algumas características sobre o autismo. Para marcarmos o Dia da Consciencialização do Autismo, todos vieram para a escola vestidos de azul tomando, assim, consciência dessa forma diferente de ver o mundo.
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