A CAF participou no concurso Inter escolas da Área Metropolitana do Porto com o tema 'Inclusão social'

         O mundo está cheio de pessoas, animais, plantas e coisas… e nenhuma delas é igual! Por isso mesmo é que o mundo se apresenta tão bonito e especial…
         Diversidade significa, assim, variedade, diferença… e essa diferença é algo que podemos sentir em todo lado ao nosso redor. O mundo é diverso, desde que é mundo!

         Ao realizarmos este puzzle, que representa a vida, percebemos que há quem não consegue andar, outros não conseguem ver, falar ou até ouvir… percebemos também que, entre as nossas diferenças, uns são altos, baixos, gordos, magros, loiros, ruivos ou morenos… percebemos que cada cultura muda a forma como cada um se veste, se alimenta, como cada um vive… Afinal, somos todos diferentes!
         Dentro deste grande puzzle, cada peça representa uma realidade, representa vidas na sua diferença. Este puzzle é, assim, a inclusão, o “dar a mão”… as suas peças são, deste modo, a parte que formam o todo.
         Por detrás de cada fotografia impressa colocamo-nos do “outro lado”… imaginamos e dramatizamos algumas dessas diferenças.
         Ao longo deste trabalho percebemos que a vida é mágica, porque sempre nos mostra vários caminhos… mostra-nos coisas que nos surpreendem, que nos ajudam a superar, que quebram a rotina, que nos desafiam e que nos ajudam a vencer as barreiras da discriminação, dos estereótipos, da diferença…
         Percebemos que precisamos uns dos outros… que o mundo precisa de nós e nós dele, quer as pessoas, os animais, as plantas, a terra… percebemos que temos de cuidar, educar, amar, mimar cada gesto para com a natureza… tudo existe e vive segundo um ciclo perfeito e harmonioso!

         Neste nosso trabalho, neste puzzle de vidas, ilustramos, representamos, sentimos, exprimimos realidades diferentes, mas que fazem parte do todo, de um só mundo. Cada peça deste puzzle tem uma voz que fala alto… muito alto… fala de mim, de ti, dos nossos amigos, da família, de todos… cada peça deste puzzle tenta mostrar algumas das nossas diferenças, aquelas que nos fazem únicos e imprescindíveis à vida, tal como ela é: diferente!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário